DVD Player OPPO OPDV-971H – Atualização

Atualização original realizada em 5 de julho de 2008


Acho que nunca um “review” (prefiro chamar de Teste) mexeu tanto com o mercado como este do Oppo 971H.
Foram críticas de fornecedores, ameaças e até o rompimento de amizade com um amigo que se sentiu prejudicado.

Ao mesmo tempo em que acontecem estas reações, fico satisfeito em saber que o papel deste site está sendo cumprido.
Como não temos qualquer tipo de loja, ligações comerciais ou vantagens de qualquer espécie, ficamos muito à vontade para escrever a verdade, mesmo que isso incomode outros interesses, digamos, não tão nobres.

A atualização deste teste se deve às inúmeras correspondências e manifestações recebidas por conta de críticas feitas à conclusão da avaliação do player em questão.
Portanto, cabem aqui alguns comentários interessantes.
Este artigo complementa, também, as manifestações recebidas diretamente em nosso site.

Respondendo antes a uma indagação recebida por e-mail, informamos que algumas palavras são bloqueadas pelo nosso sistema, principalmente aquelas de mau gosto, pois queremos manter o bom nível deste espaço. Uma outra combinação também era substituída por “asteriscos”, e refere-se ao nome de outro site. Não existia qualquer discriminação nesse caso, mas tão somente a intenção de preservar este espaço de agressões gratuitas, de pessoas insatisfeitas com alguns fatos ocorridos em outros sites. Este cuidado foi tomado depois de tentativas frequentes destes comportamentos, e não vamos admitir aqui que isso ocorra, pois não será esse espaço utilizado como um campo de batalha para ataques pessoais, como foram outros tantos sites criados, claramente com esse objetivo.
Várias mensagens já foram retiradas deste espaço por conter esse tipo de agressão.
Deixaremos de utilizar essa substituição neste caso, mas não abriremos mão do comportamento mínimo exigido em relação aos demais sites.

Outro ponto é sobre a constante irritação e manifestação inoportuna de alguns comerciantes e fabricantes de equipamentos sobre alguns temas que tratamos aqui.
É incrível a insistência destes segmentos em tentar ocultar alguns fatos que são de interesse do consumidor.
Estamos vivendo um momento onde o oportunismo, a falta de ética e o desrespeito parecem ter sido colocados em primeiro plano, e nunca vi tanta falta de qualidade em produtos e serviços como vejo hoje.
Em resposta a essas manifestações, simplesmente afirmo que não me importo nem um pouco com isso. Trabalhem direito, e não há com o que se preocupar.
Sites como o Reclameaqui.net e o Correio do Direito são importantes para a defesa do consumidor, e devem ser sempre valorizados e utilizados como referências nas decisões de compras.
Somente com a seleção natural do mercado poderemos ver o consumidor respeitado.
Por isso, não mudaremos nem um milímetro a nossa linha de conduta.

Outra questão é que, como já afirmei diversas vezes, este espaço é mantido financeiramente e integralmente com recursos próprios. Nem um centavo é recebido de contribuição de qualquer anunciante ou de outra origem intencionalmente comercial.
O Hi-Fi Planet é uma satisfação pessoal, um hobby, um comprometimento gratuito com temas que são tratados pelo simples desejo de contribuir com a informação e crescimento deste maravilhoso mundo do áudio e vídeo, e que não tive a liberdade de fazê-lo em outras oportunidades.
Este site me toma tempo e recursos, mas me retribui com a satisfação pelo seu resultado, e tão somente isso.

Formado em Eletricidade, Eletrônica e Direito, atuo em áreas muito distintas. Sou empresário na área de equipamentos para a indústria em geral, e também possuo um escritório de advocacia. Daí vem meus recursos, e para eles dedico todo o meu tempo profissional.
O Hi-Fi Planet não possui qualquer vínculo comercial, não vende espaços para anúncios, e não está ligado a qualquer loja ou fabricante de equipamentos. Também não possuímos o interesse de manipular os artigos relacionados à esta ou aquela marca, já que também não possuimos lojas próprias na área de áudio e vídeo.
Em nossos textos publicamos elogios e críticas somente merecidas, e até a apresentação de empresas concorrentes entre si, como já o fizemos. Todos têm um espaço garantido aqui, desde que possuam integridade moral e comercial para estarem aqui presentes. E os que não tiverem, também serão lembrados aqui, talvez não como gostariam.

Antes de irmos ao complemento desta avaliação do Oppo, uma outra observação importante: É preciso sempre desconfiar de manifestações exageradas e “perfeitamente” ordenadas e articuladas sobre determinadas marcas comerciais.
É fácil perceber quando isso ocorre.
É preciso lembrar que a Internet é um território sem uma ocupação controlada, e muitos dos que frequentam alguns espaços sequer existem. Muitos personagens são criados com finalidades diversas, e para comportamentos também muito, digamos, “tendenciosos”.
Desconfie sempre que observar unanimidade exagerada sobre algum tema. Desconfie de adjetivos extremos, de “defensores” de marcas ou modelos de equipamentos, ou outros comportamentos tão “radicais”.
Não existe uma única marca de qualidade ou um único fabricante competente. Isso é uma irresponsabilidade de quem alimenta esse tipo de comportamento, voltado à idolatria inexplicável e exagerada, ou aos interesses de ordem pessoal e comercial.
Muitas marcas ou modelos de equipamentos muito elogiados no mercado nacional (carente de opções) estão hoje em franco declínio no mercado internacional. Leia muito, e interprete tudo com muito cuidado.

Aproveito a oportunidade para pedir desculpas pela ausência e falta de atualização deste site, mas estive em viagem ao exterior, com pouca disponibilidade para me dedicar ao Hi-Fi Planet.
Por outro lado, aguardem muitas novidades. Algumas que certamente vão gerar novas polêmicas, como este teste do Oppo, mas que serão sempre embasadas em fatos, em verdades, e jamais construídas sobre interesses financeiros.
Têm muitas surpresas vindo por aí, e certamente muitos ficarão bastante impressionados com estas novidades.

Feito esta introdução, vamos à atualização deste teste.

Uma das grandes vantagens da Internet é poder manter um tema vivo, atualizado e revisado conforme a necessidade.
Mas, tratando-se de um tema velho, isso parece estranho.
Pois é, acrescentar algo ao teste deste player da Oppo parece um pouco estranho num primeiro momento, já que trata-se de um aparelho obsoleto, descontinuado pelo fabricante.
Mas, também em função de tantas manifestações recebidas, porque esse tema está sendo revisado?
A explicação é bem simples, muitas pessoas têm dificuldades com a interpretação de do que lêem. Isso não é uma crítica, mas uma constatação. E também não ocorre só no Brasil. Já percebi isso nos EUA. Para não generalizar, noto mais coerência no consumidor europeu.
Muitas vezes interpretamos errado, ou de forma incompleta ou distorcida o que lemos, e isso parece ocorrer aqui.

Recebi muitas indagações sobre a qualidade dos players da Oppo, em dúvidas baseadas no teste aqui publicado.
É preciso entender, finalmente, que o teste feito por nós é sobre o modelo 971H deste fabricante, e tão somente dele.
Parece óbvio isso? Deveria, mas não é o que está acontecendo.
Muitos perecem interpretar esse teste como uma crítica a todos os equipamentos da Oppo, e isso é um grande erro.

Já me perguntaram “Você teria um Oppo?”.
Vou responder assim: Eu tenho um, o modelo 981HD. Mas, tenho ainda um Marantz DV6001, um Marantz DV7001 (meu preferido), um Panasonic S29, um Philips 3455H, um Sony NS300, um Panasonic BD30, dois Philco DVT-100, e um LG 3351N (este uma porcaria – nem o fabricante consegue fazê-lo funcionar).
Portanto, não tenho idolatria por marcas. Se tivesse que ficar com apenas um entre os atuais, seria o player Marantz 7001, pela soma de suas qualidades gerais.
Mas, o Oppo também é utilizado em algumas condições especiais, já que meu sistema é bastante versátil e com inúmeras possibilidades.
Se eu fosse responder à pergunta “Você teria um Oppo?” , eu responderia “eu já tenho”. Se me perguntassem: “Você teria outro?”, então a resposta seria “Não!”.
Essa negativa não seria por conta da marca, mas porque acho que a Oppo não tem muito a oferecer hoje tecnologicamente. Estamos numa transição de mercado, em direção à alta definição, e isso implica em comprar de forma mais inteligente hoje.
Um player atualmente deve estar habilitado a reproduzir gravações em alta definição, padrão Blu-Ray, para ser mais claro. Este fabricante também deve ter algum domínio sobre a tecnologia, com pelo menos alguns modelos ja “testados e amadurecidos”.
Portanto, trata-se de uma opinião estratégica, e não baseada em gosto ou interesse pessoal.

Mas, se alguém me perguntar se eu teria um Oppo baseado no teste que fiz, ou seja, se alguém quiser tomar uma decisão hoje por conta deste teste, pode estar cometendo um grande equívoco.
A Fiat começou a produzir seus veículos no Brasil com uma qualidade que deixou muitos consumidores desesperados, mas hoje consegue manter a qualidade dentro da média desejável.
Você compraria ou deixaria de comprar um carro da Fiat hoje baseado nos defeitos do velho modelo 147?

Pois é, parece que existe um sério problema com algumas pessoas que se sentem incomodadas com o teste em si, e não com o modelo que vai adquirir. Neste sentido, colabora a deficiência de interpretação do teste em questão. Senão vejamos:

1. O teste foi feito para o modelo 971H. Apesar de já até ter lido que não publicamos a foto dele aberto (muito estranho isso), ela está lá, e muito clara.
Nesta foto podemos observar a montagem bagunçada e desorganizada do aparelho, além de detalhes ampliados de pontos com problemas evidentes de qualidade.
Curioso que já chegaram a publicar fotos de um outro modelo para desmentir o que foi aqui mostrado. Irônico? Interesses diversos? Prefiro acreditar que foi apenas “distração”.
Só para confirmar que a foto aqui publicada é “real”, encontramos as seguintes fotos publicadas pela Internet sobre este mesmo modelo, e que não são nossas:

Imagem
Em http://www.mpeg4-players.info/players/oppo%20opdv971h/OppoDV971H_inside.jpg
Aqui é possível ver a semelhança quase total da foto da Mpeg4 com a nossa aqui publicada.
A clara aparência de desorganização está aqui também retratada. Pior: o modelo fotografado não possui as “borrachinas” para evitar vibrações, e a presilha para prender os fios soltos do mecanismo, mas mantém a “fitinha” para prender os fios do painel.

A foto abaixo é do modelo 981HD, que manteve a desorganização geral, mas agora aparece com as “borrachinhas” coladas no mecanismo para evitar vibração com a tampa, como no 971H.
Descobri (junto ao próprio fabricante) que sem essas “borrachinhas” o mecanismo vibra excessivamente, o que foi notado em nosso teste com um dos discos testados (as “borrachinhas” não estavam tocando a tampa por conta de outro problema de projeto). Isso demonstra que, pelo menos na época, a montagem era muito inconstante em termos de qualidade.

Imagem
Fonte: http://www.prillaman.net/oppo981_review.html

Detalhe das borrachinhas (por sorte o site mostrou):

Imagem
Quem ainda tiver dúvidas, pode ver a ampliação da foto aqui: http://www.prillaman.net/image/oppo981_pic09-big.jpg

Outra foto publicada na Internet:

Imagem
Colhida de http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=14583&page=6

Não é a questão de utilizar várias placas ou interligá-las com um monte de cabos multivias, mas sim o cuidado como isso é feito. Os cabos ficam soltos e torcidos de forma não adequada.
Apenas para lembrar, a Oppo teve uma série de problemas com seus primeiros aparelhos, na maioria por problemas de mau contato ou partes soltas. Isso obrigou a Oppo a incluir em seu próprio site uma instrução para a ocorrência destes fatos, e ela dizia: “Pegue o aparelho com as mãos e balance-o repetidamente”. Não, isso não é uma piada.
O fabricante sugeria agitar o aparelho para tentar recompor algumas partes em seus lugares. Melhor do que dizer: “Dê alguns tapas em volta do aparelho antes de usá-lo”…
Olhando para as fotos aqui podemos facilmente entender o porquê disso.

Para quem ainda acha que o procedimento acima foi uma brincadeira, eu fui um dos que recebeu um e-mail contendo esse “procedimento”.
Meu Oppo apresentou vários problemas de leitura e de funcionamento no começo. Na época, a Oppo sugeriu enviá-lo para reparo, o que era inviável pelo custo (outro problema relacionado à falta de assistência técnica local naquela oportunidade).
Depois de alguns contatos, recebi um e-mail que dizia:
“Os problemas mencionados já foram relatados por inúmeros usuários, e descobrimos haver um problema de qualidade (negrito meu) em alguns componentes da placa controladora. Sendo assim, estamos lhe enviando outra para reposição.”
Um forma educada de dizer: “Esta aí, agora vire-se!”
Por sorte a placa não foi necessária, pois o aparelho voltou a funcionar depois que descobri um mau contato em um dos cabos.
Para quem duvidar, segue foto da placa e documento de envio:

Imagem
Placa enviada pela Oppo para que eu mesmo reparasse um problema que supostamente vinha ocorrendo com bastante frequência neste modelo. A identificação de endereço foi apagada para preservação de privacidade. Obs.: A placa foi cobrada !!! (assim como e seu envio)

2. Todo as imagens necessárias para comprovar os problemas do player testado foram incluídas no teste publicado, e acreditamos que estão no tamanho adequado para que não se duvide disso.

3. O Hi-Fi Planet não tem nada contra a marca Oppo, ou ao contrário eu nem assumiria que possuo um player da marca.
Como já disse, não temos qualquer interesse em qualquer marca, pois não dependemos financeiramente de nenhuma delas.

4. O conhecimento técnico e a minha formação específica em equipamentos elétricos e eletrônicos, além da imparcialidade deste site, nos dá todo o crédito que precisamos para escrevermos o que queremos, de forma honesta e segura, sem rodeios ou receios de qualquer tipo. Simplesmente não precisamos ficar presos a nada ou a ninguém.
Por isso, o nosso visitante pode confiar naquilo que publicamos.
Como eu disse em recente entrevista e volto a repetir aqui: “… Infelizmente a Internet está cheia de bobagens, com opiniões perigosamente equivocadas e interesses comerciais manipulando criminosamente muitos espaços “especializados”, lamentavelmente, formadores de opinião …”

5. Todos os aparelhos aqui testados foram por nós adquiridos, em estado de novo, como neste caso, onde a documentação está aqui ao final incluída (somente o endereço foi excluído para preservar a privacidade).

6. Novamente, o teste inclui somente o aparelho testado, e não toda a linha do fabricante.
Assim, não podemos responder a perguntas do tipo: “Você recomenda um Oppo?” baseados apenas neste teste.
A sugestão é sempre cercada de outros valores, e refletem uma opinião pessoal somente.
O fato é que pelo menos 90% dos compradores de um player Oppo não conseguirão extrair a sua maior (e única na minha opinião) vantagem: a excelência de imagem. Mesmo esta “alardeada” qualidade de imagem do 971 foi muito contestada por alguns usuários, que criticaram problemas como macroblocking e excesso de nitidez que ao final prejudicam a imagem.
Os tamanhos de tela normalmente usados na maior parte das residências e as conexões também mais habituais não favorecem a qualidade de imagem do Oppo.

É preciso muito cuidado ao recomendar um equipamento.
É necessário ter certeza do que o consumidor busca num equipamento. Lembrando que os players da Oppo fazem sucesso em pequenos grupos de entusiastas, mas, por exemplo, não conseguem emplacar nos mercados mais exigentes, onde o todo é mais do que a parte.
Isso, aliado à forma como estes aparelhos têm sido adquiridos, a falta de uma assistência técnica adequada, a fragilidade dos equipamentos (pelo menos os mais antigos), e a necessidade bastante restrita que ele pode atender, não podemos recomendar o Oppo para todas as aplicações. Não podemos recomendar o modelo da Philco, também testado aqui, para todos os consumidores. Não podemos recomendar os modelos da Marantz para muitos casos, e não poderíamos nem mesmo recomendar o mais sofisticado Blu-Ray player sequer para 1% hoje da população de consumo que quer comprar um player.
Podemos sim, caso a caso, recomendar algumas opções mais adequadas às necessidades.

Sempre encontraremos clubes que defendem marcas de aparelhos de áudio e vídeo, marcas de carro, times de futebol, marca de celulares, vinhos, cerveja, políticos, etc. E em todos eles, suas escolhas sempre parecerão melhores, as virtudes delas sempre superarão os defeitos (quando conseguirem enxergar algum), e a idolatria e entusiasmo sempre acabarão ofuscando a verdade.
Pior do que isso é a manipulação tendenciosa de fatos e expressões que visam atender interesses menos nobres.

O Hi-Fi Planet existe para informar, para ajudar o consumidor a tomar suas próprias decisões, fazer suas próprias escolhas, com critérios confiáveis e bastante segurança.

Documento de arrecadação dos impostos de importação do Oppo testado:
Imagem

Invoice do Oppo testado.
Imagem

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*