CD completa 25 anos

O CD player CDP-101 da Sony ( foto acima) foi o primeiro modelo comercial a ser lançado. Junto com o Philips CD1010, chegaram às lojas japonesas em 31 de agosto de 1982. O CDP-101 era vendido ao preço equivalente de US$ 900.

Imagem

O CD foi inventado em conjunto pela Sony e Philips, e o primeiro disco gravado comercialmente com a nova tecnologia ótica foi 52nd Street de Billy Joel.
O vice presidente da Sony, Norio Ohga, foi quem sugeriu o tempo de 74 minutos para a capacidade do disco, e baseou-se para isso na mais longa gravação conhecida da Nona Sinfonia de Beethoven.
O CD recebeu esse nome, Compact Disc, através da Philips, que já tinha inventado o Compact Cassette, a famosa fita que substituiu os carretéis de 4″ para gravação de vozes, e que seria mais tarde utilizada para gravar música, isso depois de muitas melhorias tecnológicas que vieram.
O primeiro CD player “audiófilo” surgiu em 1984, lançado pela inglesa Meridian Audio, e mostrou ao mundo que era possível extrair um potencial ainda maior do que se imaginava da novidade, que já fascinava a todos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*