Problemas Com a Reprodução de Discos de Blu-ray? Hora de Atualizar o Equipamento

Escrevi esta orientação devido a quantidade de consultas que venho recebendo de usuários de players de Blu-ray, que estão experimentando problemas com a reprodução de alguns discos.

O padrão Blu-ray é recente, e como toda nova tecnologia, ainda encontra-se em evolução.

O formato está sendo aprimorado com alguns aperfeiçoamentos de imagem e áudio, e apesar disso ser bastante positivo, por outro lado pode trazer algumas complicações com alguns aparelhos, resultando na falta de som, demora em iniciar, travamentos, falhas na reprodução e em casos mais extremos, até tornar impossível a sua reprodução.
Isso não é um defeito do disco ou da gravação, mas uma mera incompatibilidade do aparelho com as atualizações feitas para o formato.

O que fazer quando isso começar a acontecer com o seu aparelho? Como se trata de uma atualização do formato, é necessário que o aparelho também seja atualizado (isso chama-se atualização de firmware).
Equipamentos mais novos estão melhor adaptados à estas mudanças, enquanto os modelos mais antigos (e até alguns recentes), precisam ser atualizados.
Os fabricantes sabem disso, e por essa razão mantém atualizações constantes para os seus produtos. Em alguns casos, o próprio usuário pode realizar este procedimento, ou então levar o aparelho à uma assistência técnica para que esta atualização seja feita. Consulte sempre o manual do seu equipamento, que normalmente informa sobre esse procedimento.
Se mesmo assim seu aparelho continuar apresentando problemas, leve-o à assistência técnica e exija uma solução, ou, se for mais antigo, talvez esteja mesmo na hora de trocá-lo.

Enquanto a tecnologia nos proporciona imagens e sons cada vez melhores, também exige que nossos equipamentos estejam sempre atualizados para acompanhar esta evolução.

Mais uma informação sobre o assunto:

E você, já atualizou seu Blu-ray player?

Por Alex dos Santos

Muitas vezes é possível resolver alguns problemas no funcionamento de nossos TVs, receivers, Blu-ray players com uma simples atualização de firmware. E como os produtos hoje estão cada vez mais conectados, basta em alguns casos liga-los na rede, para o fabricante identificar se é necessária uma atualização – “this product need firmware update”.

A Philips e a Panasonic, por exemplo, disponibilizam esses softwares (com instruções) na área de suporte em seus respectivos sites (veja mais detalhes), para que o usuário faça o download em um PC, descompacte o arquivo e o copie para um pen drive ou cartão SD. Esse foi o procedimento que tivemos de executar neste fim de semana, quando tentávamos assistir ao filme X-Men: Primeira Classe em um player da Philips.

O disco carregava, apresentava a abertura do estúdio (Fox) e quando parecia que mostraria o menu a tela ficava escura e o player simplesmente deixava de funcionar. Foi aí que pensamos em visitar o site do fabricante, onde há disponível uma atualização para o modelo utilizado. Felizmente, tudo terminou bem e conseguimos visualizar o menu do disco e assistir todo o filme, sem falhas ou travamentos na imagem.

Por isso, antes de “agredir” o aparelho quando você não conseguir ver um título recente contendo jogos, acesso BD-Live e outros recursos especiais de autoração, lembre-se de checar se há uma atualização para seu modelo no site do fabricante.

(Texto originalmente publicado em http://planetech.uol.com.br/2012/03/06/e-voce-ja-atualizou-seu-blu-ray-player/ – O Blog da Redação da Home Theater & Casa Digital)

3 Comentários

  1. Bem oportuna essa matéria, já aconteceu comigo, tenho um Oppo 93 e tive problemas ao assistir Fringe em blu-ray, mas foi só baixar o firmware, gravar em um cd e atualizar o equipamento, que passou a funcionar sem o bug. Alguns equipamentos aceitam a atualização em pen drive, não necessitando queimar uma mídia, tudo muito fácil e rápido.

    Abraços

  2. Eduardo,

    Você poderia dar uma palhinha para nós, seus leitores, sobre qual DVD Blue Ray comprar aqui no Brasil, quero comprar um, mas que não seja Hiend, acho que ficaria de bom tamanho um player Blue Ray nacional como o Sony ou Panasonic num sistema Home de porte médio?

    Depois quero fazer uma pesquisa mais detalhada para colocar um excelente Blue Ray no meu sistema principal estéreo para ver só Show em dois canais numa tela de 100 polegadas, claro ligado no recente adquirido DAC MF M1, sugestão sua, e que está tocando como nunca com meu SACD SA8001, chega a ser brincadeira como mudou o som do meu SA8001, que aparelho excepcional, nunca vi um custo x beneficio tão grande como este aparelho.

    Como sempre o Hi-Fi Planet dando um show de informação e transparência sem rabo preso com ninquem, parabéns, quero só fazer uma reclamação, poderia ser semanal suas postagens no site, ficar mais de um mês sem nada para lermos aqui é uma sacan…. sua.

    Abraços.

    Neube.

  3. Neube,

    Eu estou aguardando o lançamento do Panasonic BDT220 ( http://loja.panasonic.com.br/ch/prod/DMP-BDT220LB/BLU-RAY_3D_PLAYER.aspx ) que infelizmente ainda não está disponível no Brasil, mas que segundo a Panasonic será lançado em breve, tanto que já aparece no site deles. O modelo está recebendo elogios animados de toda a imprensa especializada “séria” estrangeira. O BDT110 também é um excelente modelo, mas acho que vale a pena esperar.

    Uso esta sua mesma combinação SA8001 / M1DAC, e realmente o resultado é excelente. Testei inúmeras opções muito mais caras e foi só decepção.

    Meu caro… a falta de tempo é muito grande. Vontade de atualizar o site com mais frequência eu tenho, e ainda chegarei lá.

    Obrigado pelas palavras.

    Um abração

    Eduardo

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*